terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Moonlight led

Hoje realizei uma customização no meu nano aquário marinho, este foi recentemente remontado e já conta com alguns corais moles.
Para dar um upgrade na iluminação e um visual mais legal aos corais que tenho e os que pretendo colocar no aqua, instalei uma fita de leds SMD de alto brilho na calha de iluminação, junto com as lâmpadas Pl White/blue que já equipavam o nano e fazem o papel da iluminação principal.

Os leds são facilmente encontrados em lojas de eletrônica, você pode comprar no comprimento que quiser e são facilmente aplicados em qualquer superfície, já que possuem uma fita dupla face 3M. Só é preciso comprar uma fonte 12V para alimenta-los.


A fita ficara ligada 24h e quando escurecer e a iluminação principal for desligada eles farão o papel de Moonlight, que tem a função de imitar a luz da Lua em um recife de corais.
Além do aquário ficar com um visual muito bonito a noite, a luz ajuda os peixes a não se chocarem com as rochas enquanto descansam e a não se assustarem quando a iluminação principal for religada.




2 comentários:

  1. Dicas para Fitas LED durarem mais:

    01 - As fitas Led funcionam em 12V. Use uma fonte com ajuste de voltagem e regule em 11V. Compre uma fonte capaz de fornecer o dobro da amperagem consumida pela fita, para que a fonte não esquente muito.

    02 - Solde um diodo ZENER de 15V e 1 W nos conectores da fita, para proteger os Leds contra picos de tensão. Desta forma, qualquer pulso elétrico acima de 15 volts será drenado pelo zener, prolongando a vida útil dos Leds. O zener tem uma MARCA em uma das extremidades. Essa marca simboliza o cátodo. Solde o lado do cátodo no conector POSITIVO da fita, e solde o outro lado no conector NEGATIVO da fita. Aí basta ligar na fonte. O fio positivo da fonte no positivo da fita, e o fio negativo da fonte no negativo da fita (solde os fios da fonte nos próprios fios de estanho do zener) (um de cada lado do zener, óbvio) para evitar de colocar mais de uma gota de solda direto nos conectores da fita. Se precisar dividir a fita em várias partes, solde um zener em cada pedaço de fita Led.

    03 - Evite ligar e desligar a fita Led MUITAS vezes ao dia. Os Leds vão enfraquecendo a cada acionamento, principalmente se não estiverem protegidos. Assim, cada vez eles necessitam de uma quantidade maior de volts para funcionarem.

    04 - Um dissipador térmico é sempre benéfico.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas. Realmente essa fita não durou muito, foi perdendo a força e depois de um tempo ligada direto ela queimou, acredito que devido a baixa qualidade dos leds e a minha falta de informação na hora de montar o sistema. Mas foi bom, acabou servindo como teste e me surpreendeu a luminosidade desses leds, mesmo eles sendo de baixa potência. Abraços!!!!!

    ResponderExcluir

Sem propagandas e assuntos não relacionados.