domingo, 7 de agosto de 2011

Injetor de Co2 Caseiro (Aquários Plantados)

O co2 é um gás vital para o metabolismo das plantas aquáticas, elas utilizam o gás carbônico dissolvido na água juntamente com compostos nitrogenados, para obtenção de energia através da fotossíntese. Em aquários, principalmente os de pequeno porte ou com uma grande quantidade de plantas, o co2, tão necessário para o crescimento saudável de qualquer vegetal, se esgota rapidamente havendo a necessidade de reposição do gás na água. A forma mais simples de dissolver co2 na água se dá através de injeção direta do mesmo, na forma de bolhas.
Para suprir as necessidades do meu aquario, criei um sisteminha, caseiro, que gera gás carbônico através de fermentação, proveniente da mistura de fermento biológico, açúcar e água.
Nas fotos a seguir o sistema está em pleno vapor, ele possui uma garrafa pet, onde ocorre a fermentação, uma válvula para regular a saída do gás, um conta gotas, para calcular mais ou menos a quantidade de gás liberado e uma pedra porosa para que o gás se dissolva melhor na água em forma de micro bolhas.


garrafa pet com uma mistura de 500g de açucar, um saquinho de fermento biológico Fleischman, uma colher de chá rasa de bicarbonato de sódio e uns 300ml de água filtrada.


O conta bolhas foi feito com um conta gotas para administração de soro visiológico (encontrado em farmácias) virado ao contrario e cheio de água. A valvula é encontrada em lojas de aquario.





Com esse sistema as plantas devem crescer mais rápido e com uma aparência melhor, verdinhas e saudáveis. Futuramente eu posto mais fotos do aqua, cheio das verdinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem propagandas e assuntos não relacionados.