segunda-feira, 12 de março de 2012

Trocas Parciais

A troca parcial de água do aquário é talvez o mais importante ponto na manutenção de tanques de água doce e salgada. Muitas vezes é desconsiderada por muitos aquaristas que acham muito complicado e trabalhoso realizar o procedimento, mas com certeza a não realização correta desse é o principal motivo da falta de sucesso com um aquário principalmente se tratando da saúde de peixes, invertebrados e até plantas.

A troca parcial é muito importante pois ajuda a “diluir” a matéria orgânica que vai se acumulando no aquário ao longo do tempo, além de ajudar na regulação de PH e no caso dos aquários marinhos a reposição de elementos essenciais a corais e outros invertebrados.

O intervalo entre as trocas (15 a 20 dias), realizada na proporção certa (entre 15% a 30% do volume do aquário) é o um dos principais segredos para se manter um aquário estável e livre de compostos nitrogenados e outras substâncias químicas prejudiciais ao sistema, que não são eliminadas pela filtragem comum. Essas substâncias em excesso podem ser extremamente nocivas aos tecidos de peixes, plantas e invertebrados, podem aumentar demasiadamente a proliferação de algas e até de outros indivíduos indesejados no aquário.

Esse tipo de manutenção não se baseia somente na retirada de água do tanque e sua reposição. Deve-se primeiro desligar todos os equipamentos do aquário, limpar cuidadosamente os vidros com uma esponja ou escova próprios, realizar uma sifonagem superficial no substrato retirando restos sólidos de matéria orgânica, que não foram degradados pelos micro-organismos encontrados no meio, retirando a maior quantidade de sujeira possível com a água. Só assim podemos repor a mesma, que deve ser livre de cloro e metais pesados e de preferencia filtrada, no caso de marinhos devemos usar água deionizada ou de R.O.


Todos os parâmetros da água de reposição, como temperatura PH e outros devem ser próximos aos encontrados no tanque, para que não haja nenhum prejuízo aos seres do aqua. Pode-se ainda utilizar a troca parcial para ajustar parâmetros do tanque, que estão muito alterados.

Deve-se estar atento a mídia do filtro do aquário, trocando sempre a cada 20 a 30 dias.

Seguindo esses passos muitos problemas comuns a muitos aquaristas irão desaparecer e o aquário estará sempre com um visual agradável e esbanjando vida e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem propagandas e assuntos não relacionados.