quarta-feira, 21 de março de 2012

Água Viva Robô


Está sendo desenvolvido um protótipo de água viva robô na universidade de Virginia Tech e universidade de Dallas Texas, que além de ter a habilidade de nadar realizando movimentos bem parecidos com os de uma Água viva, não necessita de baterias ou qualquer fonte de energia.
Segundo os desenvolvedores do projeto o mecanismo que movimenta o Robo Jelly como é chamado, se baseia na reação entre o hidrogênio e oxigênio que ocorre devido ao contato da água com uma superfície de platina revestida, que envolve o protótipo. Essa reação gera calor, que é responsável pela movimentação dos “músculos” da água viva, esses são feitos em uma liga metálica chamada de Liga de memória, que logo após o estimulo térmico reestabelece seu formato original.
O projeto não possui um propósito especifico, mas os criadores do robô atentam para a tecnologia utilizada no mesmo, essa pode futuramente equipar meios de transporte variados, que atualmente utilizam combustíveis fosseis e outras fontes poluentes e não renovaveis de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem propagandas e assuntos não relacionados.