
Os cientistas Stefano Marras e Maurizio Porfiri do Instituto Politécnico da Universidade de Nova York estão desenvolvendo um projeto que realiza experimentos com um peixe robô.
O estudo foi realizado com um protótipo de peixe robotizado, que imita o movimento de cauda de um peixe comum, dando a ele a habilidade de nadar, através de comandos remotos.
O peixe robô foi colocado em um túnel de água com um fluxo de água constante, simulando uma correnteza e ao seu lado foi introduzido um peixe de cardume (Crysoleucas Notemigonus), isso foi feito para compreender a interação entre o robô e o peixe de cardume.
De forma impressionante o peixe robô auxiliou a movimentação e locomoção do Crysoleucas Notemigonus, que nadou próximo, no mesmo ritmo e sentido que ele, como que em um cardume. Quando o protótipo foi desligado o outro peixe nadou de forma aleatória e desorientada.
O estudo mostra uma possível solução, para evitar algumas catástrofes com peixes. Segundo os cientistas, pode-se introduzir um peixe radio controlado que irá atuar como líder de um cardume, afastando-os da indução humana a desastres ecológicos, que vem afetando a vida em ambientes aquáticos, como derramamento de petróleo e barragens construídas pelo homem.
link do site: reefbuilders.com/2012/02/23/robot-fish-cons-real-fish/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sem propagandas e assuntos não relacionados.