Para quem não sabe, o deionizador se trata de um filtro que fornece água desmineralizada, através da utilização de resina aniônica e catiônica. Essa água é de extrema importância na reposição de água doce que evapora do aquário e para mistura com o sal sintético, em aquários marinhos, proporcionado um sistema com uma água pura, sem minerais e compostos indesejados, que encontramos na água que vem da rua.
O filtro é construído com tubulação de pvc, caps e conectores de mangueira:
As midias filtrantes usadas são: lã acrilica, mini tubos ceramicos, carvão ativado e resina mista(aniônica e catiônica).
A água proveniente do filtro foi testada por um medidor de sólidos dissolvidos (TDS), que indica partes de sólidos por milhão (ppm). O teste na água que passou pelo filtro deoinizador ficou zerado e o teste realizado na água proveniente da torneira indicou 096 ppm.
Aqui vai uma série de videos para explicar melhor a construção do deionizador:
Muito bom seu projeto.Gostaria de saber de quanto em quanto tempo se faz necessária a manutenção e quais as mídias que voce substitui, além do carvão ativado.
ResponderExcluirA resinas assim que parar de zerar o ppm e o carvão ativado a cada 3mil litros.ou seis meses. Nunca tinha visto com as mídias.
Excluir